Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Solicite-nos um contacto.

Necessita mais informações sobre os nossos serviços? Deixe-nos os seus dados para podermos entrar em contacto.

Partilhar este produto

Ensaios Pull Out (PoT)

Sabia o que são e para que servem os ensaios Pull Out (PoT)

Para que servem os ensaios Pull Out (PoT)?

Um ensaio Pull Out, designado no mercado da Energia Solar como PoT, não é mais do que um ensaio de carga à tração de uma estaca. Grande parte das instalações solares ao nível do chão têm as suas fundações realizadas com perfis metálicos cravados no solo. Esta é uma solução económica e eficaz em grande parte das situações, mas necessita de uma validação que geralmente é realizada com ensaios de carga de tração, Pull Out.

A capacidade de uma estaca cravada ou de um perfil cravado no solo depende não só do próprio perfil que está a ser cravado como das condições geotécnicas do local. Para além disso a validação da profundidade a que os perfis devem de ser cravado pode ser realizada através de um ensaio Pull Out.

Procedimento

Os procedimentos típicos de ensaios de carga em estacas são lentos de forma a permitir avaliar o comportamento das estacas para carregamentos constantes ao longo do tempo. Os ensaios podem demorar vários dias. No caso dos ensaios Pull Out para o mercado da energia solar, fazer um ensaio de longa duração não oferece informação mais relevante do que realizar um ensaio de curta duração. As estruturas de parques fotovoltaicos são condicionadas pelas forças dos ventos e estas não apresentam um caracter permanente, de longa duração, sobre a estrutura. Desta forma um ensaio de curta duração é geralmente o mais empregue nos Pull Out.  

No teste de curta duração a carga é aplicada em incrementos de 10% a 15% da carga máxima de projeto. Cada incremento deve de ser aplicado de 2m30s em 2m30s. Depois de chegar à carga de projeto e caso seja possível, a redução de carga também deve de ser realizada pelos mesmos incrementos realizados na subida de carga, com a exceção de que o tempo entre incrementos deve de ser de 5 minutos.

Equipamento

Para a realização de ensaios Pull Out (PoT) temos de ter instrumentos que possam realizar a carga, medir a mesma e medir os deslocamentos do material. Para realização da carga usualmente utilizam-se equipamentos hidráulicos que consigam elevar e reduzir a carga de forma controlada. Para medição de carga são utilizadas células de carga e para a medição de deslocamentos são utilizados dispositivos eletromecânicos. Com todos os dispositivos sincronizados através de registradores de dados, conseguimos obter informação válida para o ensaio.

Critério de Aceitação

Os critérios de aceitação de deslocamentos vs carga para ensaios Pull Out depende muito da localização geográfica, do tipo de estrutura, do solo e das considerações do projetista. Neste caso e como estamos a abordar os ensaios para parques de energia solar, trata-se de estruturas geralmente sujeitas a cargas de baixa intensidade onde o deslocamento das mesmas tem pouco impacto na segurança social, de pessoas e bens. O mais importante neste tipo de estruturas é garantir que nunca ocorre um cenário de rotura onde a estaca tenha um deslocamento fora do admissível para o seu período de vida útil. Desta forma o deslocamento máximo admissível para a carga máxima atuante na estrutura pode variar entre 15mm e 50mm. Esse deslocamento deverá ser definido pelo proprietário das instalações fotovoltaicas em conjunto com o projetista.

Contacte a Loading para saber como pode realizar ensaios ao seu parque fotovoltaico.  

 

Deixe-nos um comentário
Testes de Segurança de Materiais

Ensaios de Carga

Pull Out – Parques Fotovoltaicos

Realizamos ensaios de pull out em perfis cravados e fundações de parques fotovoltaicos.

Detalhes do serviço