Gestão de Cookies

Com o objetivo de melhorar os nossos serviços e a experiência de navegação, informamos que utilizamos cookies.

Aceitar

Recusar

Solicite-nos um contacto.

Necessita mais informações sobre os nossos serviços? Deixe-nos os seus dados para podermos entrar em contacto.

Partilhar este produto

O que é um ensaio geotécnico?

Conheça os vários tipos de ensaios e testes que se podem fazer ao solo e como a Loading te pode ajudar.

Um ensaio geotécnico é um ensaio realizado ao solo com o objetivo de conhecer as suas características para ser utilizado para suportar uma construção, estrutura ou infraestrutura. Para colocarmos uma estrutura sobre o solo, a disrupção no mesmo pode ser muito grande o que pode levar a movimentos não esperados. Para evitar estes fenómenos é que são feitos os relatórios geotécnicos e é analisado o comportamento do solo sob a ação destas novas construções.

Existem vários tipos de análises e métodos que se podem utilizar consoante o fim que se pretende. O mais simples é a simples observação visual. Para além deste, existem métodos baseados na recolha de amostras de solo para análise e métodos de ensaio in-situ.

Recolha de Amostras de Solo

As amostras de solo são categorizadas como amostras deformadas ou indeformadas, quando o solo é retirado de forma desagregada ou agregada. As amostras deformadas são mais expeditas de retirar, sendo esta recolha feita com meios de escavação. Com estas amostras é possível realizar em laboratório ensaios de granulometria, ensaios de compactação do solo e limites de consistência. As amostras indeformadas são retiradas usualmente com um equipamento designado de amostrador Shelby e permitem determinar parâmetros como a estratificação do solo, a sua densidade, a sua permeabilidade e grau de consolidação.

Ensaios in-situ

O ensaio in situ mais conhecido e mais utilizado é o ensaio teste de penetração standard ou SPT. Este teste é um teste de penetração no terreno, por meio da queda de um peso de 63,5kg, que é elevado e deixado cair de uma altura de 760mm, onde o cone penetra no terreno e sua penetração é registada.  Neste ensaio também é recolhida uma amostra de solo deformada. Existem algumas variações a este ensaio, onde são utilizadas ponteiras diferentes e onde não são recolhidas amostras de solo, como é o ensaio de penetração dinâmico superpesado, ou DPSH. Estes ensaios permitem conhecer a profundidade de extratos de solo e extrapolar informação sobre o terreno.

Outro teste conhecido e utilizado é o teste de penetração de cone, ou CPT. Neste teste uma ponta cónica é empurrada contra o terreno por meio de força hidráulica, através de uma velocidade constante. A ponta cónica pode ter vários sensores de medição que permitem obter valores de resistência de ponta, resistência ao corte, nível de água, ondas de corte e de pressão. Este teste é um teste mais dispendioso, mas que consegue oferecer mais informação sobre o terreno em questão.

Existem ainda vários outros tipos de ensaios que podem ser feitos, como são os vários ensaios realizados pela geofísica que dão também informação importante sobre o que está debaixo de terra, como é o caso das análises de transmissão de ondas, os radares eletromagnéticos ou os testes acústicos.  

 

Existem vários tipos de ensaios que podem ser realizados. Contacte a Loading para saber qual o mais indicado ao seu caso.

Deixe-nos um comentário
Testes de Segurança de Materiais

Geotécnicos

Ensaios Geotécnicos

Para além dos materiais, o solo é um elemento heterogéneo que necessita de ser analisado.

Detalhes do serviço